31 janeiro 2011

Educar filhos - com atitudes de amor

Sabe aquele ditado: "filhos são do mundo"? E são mesmo. E como pais temos, no mínimo, que prepará-los para enfrentar o mundo. É claro que todo adulto tem que proteger a criança, mas nunca, jamais, resolver problemas por elas. Esconder problemas, ou situações que deveriam ser aprendizado.
Lembro quando minha filha de 6 meses faleceu e tinha o Victor de 3 anos. Minha família ficou  apavorada quando decidi levar meu filhote para o velório e o enterro. Uma tia descontrolada disse:"Que absurdo! Poupe essa criança dessa tristeza."
Bom, euzinha fiquei indignada e já fui atirando que o filho era meu e quem educava era eu. Imagina esse estresse num dia tão triste como esse.
Levei o Victor. Acompanhou tudo. Fez perguntas, disse para a maninha que ia sentir saudade e não teve trauma nenhum durante toda a vida. Simplesmente compreendeu que nascemos e vamos morrer também. Uns vão antes, outros demoram um cadinho mais, mas todos vão para outra dimensão.
Educar é mostrar a verdade, é saber falar com sabedoria, é entender o equilíbrio entre as palavras não e sim.
A tarefa não é fácil, mas tb não é difícil!
Educar filhos é mostrar o caminho certo, puxá-los do caminho errado, mas sobretudo respeitar suas escolhas. Erramos quando escolhemos amigos. Amigos de filhos tem que ter portas abertas. Amigos de filhos tornam-se seus filhos. Eu particularmente fico muito feliz quando meus filhos são tratados com respeito nas casas de seus amigos. Amigos de filhos, a gente acolhe e aconselha. Cuida como se fosse seu filho!
Pecamos quando idealizamos profissão aos nossos filhos. Nenhum pai ou mãe tem o direito de impor sua profissão ou exigir profissão que em sua frustração não conquistou. Filhos precisam de pais que os apóiam em suas escolhas: músico, engenheiro, médico, professor... Não importa. O que importa mesmo é ser feliz. 
Tornamo-nos ridículos quando nos metemos na paixão, amor, namorico, romance de nossos filhos. Esquecemos que fomos jovens, que a fase mais gostosa é estar apaixonado. Defeitos que você enxerga na parceira ou parceiro de seu filho é invisível aos olhos dele. O amor nos deixa enfeitiçados, encantados. Tudo isso que você sente, seu filho também sente. Ou você nunca se apaixonou?
Filhos querem colo, abraço, entendimento, conselhos coerentes e vindos do coração. Filhos querem conquistar o mundo e cabe a nós pais ensinar a voar. Filhos querem o melhor de nós e sinceramente é o que devemos fazer sempre.

Não pensem que sou fantástica em educar não. Sou uma aprendiz nessa área ainda, mas não posso negar que faço o possível. O que ganho com isso? Uma casa lotada de jovens hehehehe

8 comentários:

  1. Kekel, educar alguém é, ao mesmo tempo, educar-se, revisitar conceitos, exercitar a modéstia, a autocrítica. Missão nobre e árdua a de formar e informar, respeitando a individualidade e ajudar o educando a enfrantar todas as "armadilhas" do mundo, com ética e respeito por si mesmo e pelos outros.
    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. MAs é delicioso ver e ouvir as pessoas elogiando a educação e comportamento das nossas crias né? bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Kekel!

    Recebi o seu troféu Kantinho Mágiko 2010, estou passando por aqui pra te agradecer! Fiquei muito feliz! Muitíssimo obrigada, ele é lindo! Já postei no blog umas fotos também!
    Obrigada mesmo!

    Beijão e fique com meu carinho

    Carla

    ResponderExcluir
  4. Nada como educar filho alheio ne, Kekel?
    Por que será que todo mundo adora dar pitacos na educação dos nossos filhos? Principalmente aquela "tia" que não tem nenhum. rsrs
    Eu também adoro os smigos dos meus e tenho minha casa cheia deles.
    Concordo com você. Educamos e criamos nossos filhos para o mundo. Apesar do amor nos deixar um pouco egoístas. hehe

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu dilema hoje. Como educar um pré-adolescente se desabrochando para a vida?

    ResponderExcluir
  6. Se os filhos se espelham em seus pais enquanto adultos, fico imaginando o quanto seus filhos serão maravilhosos, por ter uma mãe tão completa como você!
    Mente aberta e esclarecida, imagino que você além de mãe deve ser a super amiga deles!
    Parabéns, pela tua forma de mostrar o lado da morte para o seu filho, foi simplesmente perfeito.
    Assim ele não cresce com medo da morte, fato aliás extremamente normal ,neh!
    Se todas as pessoas soubessem educar seus filhos como você não viveriamos numa sociedade tão mediocre!
    Te admiro e ao teu lado sempre serei um eterno aprendiz!

    ResponderExcluir
  7. E assim vou aprendendo.
    também quero minha casa lotada de jovens. rsss
    Educar não é fácil, mas a gente vai aprendendo com as experiências alheias também.
    Parabéns !!!
    Xeros

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui.
Diga aí para nós: que palavras lhe define?

Obrigadão