04 fevereiro 2011

Meio paz, meio guerra!


Sexta-feira povo! O dia hoje foi dureza. Muito trabalho na escola e uma dor insuportável nas costas. Estou tensa porque nosso governo teve a ousadia de começar as aulas na segunda sem direção na escola. Estamos assim: sem rumo. Há dois dias somente as professoras de séries iniciais e eu aparecemos para organizarmos a escola para recebermos nossos alunos como merecem. Escola colorida, festa e professoras felizes, mas acreditem, em 23 anos de magistério nunca começamos dia primeiro fevereiro e alunos no dia sete. Nunca começamos sem planejamento, sem orientação, sem vontade. Nunca fomos completamente abandonadas.
Mesmo sem direção, arregaçamos as mangas (neste calor infernal hehehe) e deixamos o espaço "bem vindo a escola" fantástico, como em todos os anos (minha auto-estima neste quesito é altíssima hehe). E que seja um dia especial, como sempre, mesmo sem gestores na escola. 
Fatos assim, descaso dos governantes, me deixa  em guerra, no entanto, um grupo unido como o nosso (professoras), me deixa em paz. Cumprimos nossos papéis ontem e hoje; na segunda, seremos ainda melhores. Não tem como não ficar em paz convivendo com pessoas que vestem a camisa, que amam sua profissão.
Como é fácil estar em paz e em guerra ao mesmo tempo. Estou em paz quando acordo e vejo meus filhos sorrindo, quando percebo o Sol invadindo minha sala de estar, quando almoço com minhas amigas de trabalho, quando vejo um aluno aprendendo, quando chego em casa e finalmente posso descansar. Estou em guerra quando esbarro com grosserias no trânsito, quando vejo meninos inocentes dormindo nas ruas, quando tenho um governo que não investe em educação, saúde e segurança.
Ah! Como eu queria ter em mim só a paz em sua real essência e guerrilhar somente com travesseiros.
E que minhas loucuras não te incomode, mas te leve ao estranhamento e reflexão. 

8 comentários:

  1. Que absurdo Kekel.
    Por muitas vezes começamos a trabalhar com falta de professores, mas nunca falta de direção, supervisão e orientação.
    Eita governinho bom esse, não?
    Ainda bem que vocês, como a maioria dos professores trabalham por amor, senão a coisa seria bem pior.
    Espero que tudo se resolva logo.

    Bom final de semana.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Kekel, diretor é para parte burocrática e para pôr ordem na bagunça, pelo jeito vocês não precisam de maestro para trabalhar, cada uma já sabe seu lugar e seu dever, não há bagunça ai!!!!
    QUe delícia trabalhar numa escola assim!!!!
    Logo logo o diretor chega, aqui também achei muito descaso vamos começar o ano sem planejamento mas vamos tocar o barco, nossos "clientes" estão chegando. beijos

    ResponderExcluir
  3. Sabe se agente prestar atenção no sistema tá tudo errado!
    Mas sabe o que é bom de ver nestes sistemas errados, são as pessoas que lutam, com amor e fazem as coisas acontecerem.
    Sem falsos interesses, elas fazem porque sabem que existem pessoas que precisam, fazem porque se importam com o próximo, e isto é forma de altruísmo!
    Kekel sabe porque de uma certa forma eu fico "sossegado" é porque sei que tem pessoas como voce atuando no palco da vida , lutando contra as injustiças sociais, defendendo a classe desprevilegiada.
    Porque se existem coisas ruins na vida existem tambem as coisas boas, e são as coisas boas que fazem da vida um lugar melhor para se viver!
    Muito obrigado por existir te adoro!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kekel!

    Nossa, como entendo sua guerra! Sua luta, sua coragem. E eu, que penso que ser professor deveria ser tão mais valorizado nesse país. É a suprema profissão! Olha que responsabilidade! E ser tratado dessa forma, deixado ao abandono, é revoltante.
    Sou de um tempo em que o professor era valorizadíssimo. Minha vó foi professora, e ela era tratada muitíssimo bem! Dava gosto ouvi-la contar suas histórias. Tenho saudade da forma como a educação era tratada antigamente.
    Admiro muito sua coragem, seu ânimo e sua disposição em seguir em frente, diante de condições tão adversas.

    Um beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Poxa Kekel, mas vejo que vc é uma guerreira cheia de alegria, e isso que é importante, pois as pessoas ao seu redor percebem, sortudos seus alunos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Kekel, ter uma pessoa humana como você atuando como professora é um privilégio e não é pra qualquer um. Suas palavras me enchem de indignação mais também me faz acreditar que ainda tem pessoas que trabalham por amor a profissão e isso é muito difícil de se ver hoje em dia. Um bjo grande da L@ine.

    ResponderExcluir
  7. Kekel querida,olá!!!
    Postei o selinho que me brindou no dia 31... obrigada.
    Quanto aos seu post, Deus lhe dê toda a paz que vc merece... mas lute também por consegui-la, não desanime!!!
    Bjs de paz e excelente semana pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kekel
    Postei outro selinho seu no dia 4...
    Bjm

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui.
Diga aí para nós: que palavras lhe define?

Obrigadão