25 setembro 2010

Florianópolis com qualidade de vida para quem?

Amo a minha cidade. Nasci e cresci aqui em Florianópolis. Casei, tive três lindos filhos e curto muito as belezas naturais que recebemos de presente de Deus. Realmente Floripa é um paraíso encantado se pensarmos em praia, lagoas, parques e beira mar. No entanto, para quem não tem condução própria, chegar numa dessas maravilhas pode ser tornar um tormento. Neste sábado vive uma experiência muito desagradável, na verdade já me aconteceu outras vezes, mas hoje foi por demais. Há uns quatro anos foi construído aqui um novo sistema de transporte coletivo. Criaram terminais em vários pontos da ilha para desafogar um pouco o trânsito da cidade. Até aí tudo bem, pois é preciso fazer algo para melhorar isso mesmo. Está um caos andar de carro na cidade. O que não contavamos era com a falta de respeito ao usuário de transporte coletivo quando resolveram fazer desembarque em outros terminais para depois irmos para os bairros. Se a coisa funcionasse assim: embarque, desembarque e logo outro embarque, tudo bem, no entanto o usuário tem que ficar trancado num termnal até chegar o ônibus do bairro.
Vejam só o que passei hoje pela manhã. Peguei o ônibus direto no terminal TICEN para o terminal TICAN, levou 30 minutos. Quando cheguei no TICAN, fazia 4 minutos que o ônibus de Cachoeira havia saído, era 10.44 horas. Fui averiguar o próximo horário e pasmem, só às 11.25 horas. Tive que esperar sentada por 41 minutos para a chegada do meu transporte num lugar que não tem nada para se fazer, a não ser optar por viajar em pensamento ou comer salgadinhos gordurosos ou saquinhos industrializados e refrigerantes. Afinal, a única coisa que nos oferecem são dois barzinhos e alguns bancos. Se o terminal lotar, vc não tem onde sentar para esperar. Ah, os cadeirantes e muletantes têm banheiros adaptados. Pelo menos isso né? Mas ônibus com elevadores não são todos. Como sou muletante fui nesse das 11.25 horas, se fosse cadeirante teria que esperar outro horário.
Que remédio? Fiquei ali escutando meu sonzinho e esperando mais tempo no terminal do que em viagem de ônibus. Bom, quando chegou o tal, embarquei e 8 minutos depois cheguei ao meu destino. Absurdo não é mesmo? Estou indignação com esse descaso a população menos favorecida. Ralando no trabalho e depois sofrendo nesses terminais com falta de horários e ônibus lotados.
Aí eu pergunto: Florianópolis com qualidade de vida para quem?
Não é a primeira vez que reclamo da minha cidade neste blog. Já fiz uma matéria sobre as condições das ruas para os muletantes e cadeirantes, clique aqui para ler o conteúdo.


E daí qual é o problema?

O problema que pago um serviço caro, ineficiente e que me deixa estressada. Antes desses terminais eu levava 55 minutos para chegar a Cachoeira,  hoje levei 1hora e 20 minutos. E nos outros dias não é diferente disso não. Sempre é mais de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui.
Diga aí para nós: que palavras lhe define?

Obrigadão