05 março 2011

Carnaval, Religião, Profissão e ÉTICA!

Crianças, fantasias, confetes e marchinhas foram
 o ponto alto de nossa festa.
Veja que graça essa fantasia.
Acredito que esta postagem vá dar alguns estranhamentos dos meus amigos que aqui visitam, mas não tem como não escrever sobre, mesmo porque não seria eu se não fizesse uma reflexão acerca do assunto. Diz também a sabedoria popular que religião e futebol não se deve discutir, no entanto minha voz não consegue se calar.
Ontem (sexta-feira) vivi na escola em que trabalho algo muito diferente e desagradável. Há oito dias estamos tentando arrecadar fundos para pagar as agendas escolares de nossos alunos, pois grande parte é carente. Decidimos então fazer um baile de carnaval infantil.  Felizmente o evento foi sucesso e conseguimos todo o dinheiro. E agradeço imensamente aos pais e professores que colaboraram.
Nosso carnaval foi regado de refrigerante, cachorro-quente, pipoca, paçoquinha, sacolé e marchinhas antigas de carnaval. As crianças estavam lindas, animadas e foi tudo na paz. O baile fez lembrar os carnavais dos velhos tempos, da inocência, da amizade, da paz. Além de angarear fundos, ainda mostramos as crianças e pais que  é possível festejar, brincar, confraternizar sem alcool, sexo e tragédias que muitas vezes trazem o carnaval.
Chamo isso de EDUCAR para saber conviver em sociedade e cultivar a paz necessária para nosso planeta evoluir.
Convocamos todos os profissionais da escola para trabalhar no evento, já que era atividade escolar. Dividimos os professores em dois grupos. Um foi pela manhã organizar e realizar o Torneio de Volei e Futebol para os alunos de sexta série em diante e o outro estariam a tarde para o carnaval. Ninguém faltou, porém três professores negaram-se a estar presente na festa porque a religião não permite estarem em festa "insanas". Ficamos desfalcados em três profissionais num grupo de dez. Imaginem a correria que foi.
Até entendo crenças, respeito as religiões, mas não compreendo pessoas que não são profissionais. Quando esses três professores escolheram o magistério estavam conscientes que escola trabalha com datas comemorativas (ou tem escola que não trabalha?) e que é preciso ser profissional neste momento. Não me passa pela cabeça que alguém possa denominar uma festa de resgate aos antigos bailes e arrecadação de fundos para nossas crianças carentes de "insana".
Ficaram os três sentados a tarde toda na sala dos professores. Papeando, rindo, contando lorotas enquanto nos entregavamos de corpo e alma. O que me deixa indignada é que as ações dessas pessoas é um tanto duvidosa e desconfio dessa fé assim tão radical. Uma dessas professoras já se negou a cantar o parabéns, isso no ano passado, para sua aluninha de segundo ano, mas depois foi comer o bolo. Dá para entender essa lógica?
Há anos atrás, minha mãe foi casada com um senhor que tinha filho e nora dessa mesma religião. Minha mãe toda atarefada organizando a festa de natal (diga-se de passagem que a festa de minha mãe é fantástica; é a própria casa de papai noel) quando foi comunicada que o enteado não iria a tal bobagem, mas que poderiam guardar os presentes deles que iriam buscar no outro dia. Minha mãe ficou muito chateada. Não por eles não irem, mas por conta do guardar os presentes. É claro que mami não comprou nadica para eles hehehehe.
Como entender religião se não pode ir a festa, mas pode depois receber a parte boa? É como nossa festa de carnaval. Eles não puderam trabalhar (e nem pedimos para dançar, era só ficar nas barraquinhas), mas comeram cachorro-quente e tomaram refrigerante. EU MEREÇO!!!!!

9 comentários:

  1. ISSO P MIM É CARA DE PAU!! NA HORA DE COMER PODE!! E GANHAR O PRESENTE TBM!! FALA SÉRIO, A COMIDA E O PRESENTE TBM FAZEM PARTE DA FESTA INSANA!!EU HEIN?!
    OS PROFESSORES QUE SE DIZEM TÃO RELIGIOSOS,TÃO BONDOSOS(PQ O POVO DESSAS RELIGIÕES SE ACHAM OS SANTOS),QUE N PODERAM AJUDAR A ARRECADAR FUNDOS P OS ALUNOS!!
    AINDA BEM QUE DEU TUDO CERETO!!
    BJO!♥

    ResponderExcluir
  2. Eu tento não falar mal... mas como não falar? essa hipocrisia medonha? Feriados santos? oras bolas... vão trabalhar então.. se não podem louvar ao santo.. que trabalhem como dia normal! Me cansa... Fico com pena dos filhos desses individuos.. pois os pais na maioria se converteram ja adultos e quando crianças, tiveram festinhas de aniversário, presentes de natal e coisa e tal, agora seus filhos, não podem ter nada disso! Em nome de uma religião que presa a um Deus das $ifra$ ( desculpa, falei!)

    Beijos Kekel

    ResponderExcluir
  3. Bem não concordo com posicionamento dos professores que não ajudaram na festinha, até porque pelo que vc falou tinha motivo nobre. Posso dizer que não foi uma postura de um verdadeiro Cristão. Mas, não vamos julgar para não sermos julgados. Mas o fato é, gostando ou não existe um povo separado para Deus que não se rende as festas da carne, e são diferentes daqueles que nessa época chutam o pau da barraca (fazendo tudo de não presta), e no domingo voltam a ser santos em suas igreja. A vida com Deus é uma vida de testemunho, como dizer que sou Cristã apenas de boca se minhas atitudes mostram o contrário.
    E outra para o rapaz aí de cima, se ele se referiu ao dízimo que devolvemos na casa de Deus, posso dizer a ele que dízimo é mandamento quer ele queira ou não. Deus em sua infinita misericordia nos dá tudo, inclusive o sopro da vida. Eu devolvo o dízimo com alegria no meu coração em obediencia a Deus. E louvo a Deus pelo que tenho e pelo que sou.
    Geralmente quem abre a boca pra julgar é o mais sujo na multidão!
    Kekel não tiro sua razão pela indignação, até porque vc e os outros se esforçaram para arrecadar dinheiro em benefício das crianças.
    Temos que orar para essas pessoas que são cristãs apenas de boca, para que Deus faça cair por terra toda cegueira.
    Que Deus abençoe vc e seus alunos que tanto ama.
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jane, minha linda...

    O David não quis falar do dizimos não, acredito eu. Quis falar das grandes empresas que usam a fé para engordar seus bolsos. Temos exemplos na mídia quase que diários de pessoas que enriquecem pregando a palavra de Deus no intuito de ganhar mais e mais. Não vamos tampar o sol com peneira né?
    Quando escrevi este relato foi para mostrar minha indignação quanto a atitude anti-profissional deles usando o nome de Deus. Nossa festinha teve razão de acontecer e também mostrar o outro lado. Podemos nos divertir sem bebedeira, prostituição, entre outros absurdos que acontecem por aí.
    Não quis julgar ninguém e tentei ser o mais ética possível. Tomei o cuidado para não citar a religião desses profissionais, fiz apenas um questionamento. Como pode não participar da festa, mas usufruir das coisas boas que tem nela?
    Amar a Deus é amar ao próximo. Não me entra na cabeça pessoas não se sensibilizarem com nossas crianças. Amiga, tem meninos que antes de entrarem na sala de aula vão merendar, pois nem almoçaram. Uma família que passa fome e come quase que toda dia na escola foi a que mais colaborou. Só por isso, estes 3 professores poderiam tirar a bunda da cadeira e trabalhar realmente.

    Deus abençõe vc minha amiga, que é especial em meu coração. SEMPRE!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, eu entendo perfeitamente essa revolta, pois similar aconteceu ontem.
    Nossa festinha também foi para angariar fundos para a escola, para melhorias, porém algumas professoras foram contra.
    O diretor proibiu que ficassem na sala dos professores, mas também não fizeram nada.
    Eu trabalho apenas um turno, e fiquei em dois na escola para ajudar. Fiquei por amor, pois nem hora extra ganho, já que sou funcionária pública.
    È de se revoltar....
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Sabe Kekel, num pais pobre e miserável, todo mundo confunde tudo, e trocam as bolas de tudo!
    Pobreza com imundice, eu posso ser pobre, mas não imundo,e religião com fanatismo!
    Estas mesmas pessoas confusas, não sabem bem ao certo a definição de religiosidade, e praticam o radicalismo, muitas vezes, pondo em prática o desprezo, e a ignorancia contra o seu semelhante.
    Do meu ponto de vista(budista), toda religião tem como principal função, livrar todo o ser humano, das amarras da ignorancia intinseca.
    Mas infelismente, não é o que vejo, a religião deveria ser um veículo para conduzir as pessoas em um estado de perfeita harmonia, ajudando umas as outras.
    Então não esquenta a cabeça entregue estes "seres" que em nome de uma religião que nem mesmo elas sabem o que pregam, para a vida.
    Ah, Kekel a vida é inexorável, se elas não aprenderem por bem, vão acabar aprendendo da pior forma possível!
    Tenho certeza que na tua essencia, VOCÊ fez o máximo para suprir a ausencia destes despreziveis seres, que em nome de deus, deixou de fazer uma boa ação para os pequeninos!
    Fique sabendo que elas não praticam nenhuma religião e se dão ao direito de serem porta vozes de um deus que elas mesmas ignoram!
    OU seja caluniam a presença divina através de seus atos infames!
    Conto com você para um mundo melhor, e sei que posso contar, bem como as suas crianças que dependem das tuas ações abençõadas!
    Kekel você é especial e vale muito mais do que aquelas insensiveis, que fecharam seus corações para os anjos necessitados!
    Parabéns, te adoro, te admiro e te respeito!

    ResponderExcluir
  7. Sim Kekel eu entendo...sei que existem pessoas assim, sempre existiram e sempre vão existir infelizmente.
    Vc está certa amiga, amar a Deus é amar o seu próximo.
    E essas três professoras que ficaram de braços cruzados em sua ignorância com certeza não sabem o que é isso.
    Se fosse professora na escola onde vc leciona, com certeza teria ajudado e no final do dia me sentiria a criatura mais feliz do mundo.
    Até porque..."é sempre bom fazer alguém feliz." :) Ainda mais sendo crianças.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga Kekel. Como estou sempre passeando pelos seus Blogs, não poderia deixar de fazê-lo as 5h da matina pois perdi o sono. Este assunto é mesmo intrigante e poucos ousam em falar sobre ele. Acontece que perdi o sono justamente porque estou montando mais um Blog justamente sobre assunto Religião. Estou fazendo empurrado por amigos que querem dizer e não tem corágem e me empurram para isso e eu nas alturas da minha juventude me arrisco a fazer o que você mencionou: "Diz também a sabedoria popular que religião e futebol não se deve discutir, no entanto minha voz não consegue se calar".
    Este novo Blog está mesmo complicado, até perco sono...chama "EVOLUIR SEMPRE". Vou tomar a liberdade de transcrever este seu Artigo e lógico mencionar a orígem, autora e link, como sempre faço.
    Fraternal Abraço, Namastê, Paz Profunda. Néveo

    ResponderExcluir
  9. Pelas caracteristicas da religião já sei de qual está falando, tenho uma funcionária assim na escola, que também se contradiz o tempo todo, esse fanatismo religioso me enoja independente de que religião seja, a funcionária da escola também nos deixou num bingo de Natal que fazíamos para angariar fundos e comprar material escolar para o ano seguinte. Ela foi a única a não trabalhar no bingo no seu primeiro ano na escola, mas como ela dizia que não era por preguiça e sim por causa da religião, no domingo não deixei ninguém lavar nenhum um copo, cada um fez a sua parte nas barraquinhas e na venda do bingo, deixei todos os fogões, panelas assadeiras e tudo o mais sujo, para a tal funcionária lavar na segunda feira, e expliquei a ela que tudo bem não trabalhar no bingo por causa da religião, eu havia deixado o trabalho dela para fazer na segunda feira.
    Ela não gostou e no próximo bingo lá estava ela trabalhando junto com todos os demais funcionários. Equipe é equipe não é?
    Beijos

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui.
Diga aí para nós: que palavras lhe define?

Obrigadão