23 março 2011

Injúria

Diz a sabedoria popular: "CRIANÇA NÃO MENTE!"
.
.
.
MITO...
.
.
.
Criança mente sim e faz um grande estrago em sua vida.
.
.
.
Você pode até estar estranhando minha fala, afinal trabalho com crianças e sou uma pedagoga apaixonada. E lá se vão 23 anos de magistério e meu pimeiro ano de direção. Mas ontem aconteceu algo comigo que jamais poderia imaginar. Fui acusada de perseguir e maltratar um garotinho de seis anos.
Como começou?
Início do ano uma das professoras tirou licença médica e como não admito mandar criança para casa em horário que deveria estar na escola, assumi a turma. Uma avó teve um enfrentamento comigo porque não aceitava pais e responsáveis na porta da sala de aula. Essa mesma avó certo dia invadiu a sala de aula e arrancou um outro aluninho para tirar satisfação porque havia batido no neto. Imaginem a situação quando fui em defesa da criança.
O que se criou?
A professora voltou e a tal avó vem me acusando por tudo que acontece de ruim ao neto. Na verdade criou-se uma situação complicada pois o menino fantasia situações e a avó vem cobrar coisas absurdas.
E qual foi a mentira?
Ontem a avó chegou na escola e pediu para falar com o outro diretor e a professora. Cheia de razão disse que venho maltratando seu neto nos momentos que não há testemunhas e cheguei ao cumulo de insinuar que o menino tem AIDS e o chamo de cachorro. Caso eu venha a fazer novamente isso com o garoto irá me pegar na rua. 
Assim que me passaram os fatos, fui conversar com a criança. Ela simplesmente confirmou tudo e ao dizer que estava mentindo  falou: "Está vendo como você me persegue? Está me chamando de mentiroso. Agora tenho testemunha: minha professora e o outro diretor." Ficamos os três chocados com a fala do menino. Diante da raiva que essa senhora tem de mim, vem usando seu neto para me atingir. Uma criança de seis anos falando em perseguição e testemunha? Uma criança de seis anos mentindo?
Não contei tempo e fui a delegacia. No boletim de ocorrência relatei os fatos e acabei por ouvir: "É inacreditável um menino fazer isso. Só há duas alternativas: ou está fantasiando ou sendo induzido." Sou pela segunda opção.
Entrei com pedido de ação criminal por injúria. Nunca em minha vida profissional fui acusada de maus tratados. Já fui questionada sobre minha didática pedagógica, pois trabalho com projetos e os pais ainda acreditam mais no modelo tradicional, mas por ser má com minhas crianças, NUNCA!
E quando cheguei da delegacia?
Telefonei para mãe do garoto. Não era mais possível essa avó estar toda manhã na escola me acusando, fazendo terrorismo somente porque a enfrentei nos primeiros dias de aula. O mais agravante é o de usar o neto para me atingir. A mãe do menino se jogou para a escola extremamente assustada com tudo e alegou não saber de nada. Pediu que chamassemos o filho e diante do outro diretor, da professora e de mim, a mãe questionou a criança e descobriu que ele estava mentindo. Envergonhada constatou que seu filho estava sendo induzido pela avó e senti pena ao vê-la pedir desculpas pelos transtornos. Prometeu que jamais aconteceria novamente e que eu ficasse tranquila que a sua mãe não me incomodaria mais.
Decisão: a ação criminal continua. Não vou tirar a queixa. Basta de tratarem os professores como se fossem bandidos. Nunca na história da educação vi momento tão triste e desrespeitoso a nossa profissão. Somos acusados de falas não existentes, apanhamos e morremos. Até quando essa violência vai continuar?


32 comentários:

  1. Verdade Kekel, os (ir)responsáveis querem que os professores e diretores sejam responsáveis por toda a educação da criança e claro que isso é impossível. Um completa o outro, né?
    Mas essa avó surtou, só pode.
    Tem mesmo que dá um basta nessas coisas.
    Contigo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Kekel.
    por favor, não retire esta queixa, de jeito nenhum
    mantenha-se firme.
    voce é profissional da área e isso vai ser exemplo positivo de superação para que outros profissionais possam criar coragem e se manifestar.
    dou o meu maior e melhor apoio pra voce
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. É INCRIVEL KEKEL,MAIS A PROFESSORA DE MINHA FILHA ESTÁ PASSANDO POR TD ISSO,E PIOR CONSEGUIRAM TIRAR ELA DE NOSSA ESCOLA.ELA QUE DEU AULA PARA MES IRMÃOS QUE TEM EXATAMENTE 22 ANOS DE CARINHO E DEDICAÇÃO AOS NOSSOS FILHOS.CONCORDO COM VC OS PROFESSORES HOJE EM DIA NÃO TEM MAIS VALOR ALGUM,ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR?ESTAMOS CONTIGO QUERIDA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA KEKEL,ESTOU DE BOCA ABERTA EU E MEU MARIDO,ACABAMOS DE LER SEU COMENTÁRIO´,SOU AVÓ´,LEVO MINHA NETA NA ESCOLA,E NUNCA VI UMA COISA DESSA,JAMAIS VOU CONTRA UMA RESPONSÁ´VEL DE UMA ESCOLA POR MOTIVOS DE BRIGA DE COLEGUINHAS,MUITO PELO CONTRÁRIO PROCURAMOS RESOLVER ENSINANDO QUE SE DEVE SIM ,RESPEITAR A TODOS,O EXEMPLO TEM QUE VIR DE CASA,COM CERTEZA ESSA SENHORA Ñ DEVE TER NENHUMA EDUCAÇÃO,LAMENTÁVEL TUDO ISSO... BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. amiga conheço tua indule ,vai fundo na queixa sim,isso é um absurdo ,estou do teu lado sempre bjos!!

    ResponderExcluir
  6. KEKEL.Aconteceu algo parecido comigo, um aluno de 5 anos disse q eu o tinha agredido;mas na realidade tinha sido o padrasto q alem de bater o obrigou a dizer q eu tinha praticado as agressões. Fiquei muito triste e chocada, mas meu esposo como militar me disse o q fazer. Levei a criança perante a diretora e assistente social e dissemos a ele q nãO ficaria brava por ele ter feito isso , só queriamos a verdade. E pasmem , Ele admitiu q estava mentindo e q era obrigado pelo padrasto, gravei a nossa conversa e levei a policia. E diante disso a imprensa local teve q se desculpar e ir atrAs da pessoa certa.Deixei de lecionar;pois pra mim foi um trauma muito gde.Entendo o q aconteceu com vc e espero q tudo se resolva.KARINA.

    ResponderExcluir
  7. Gente!! estou horrorizada com tudo isso,kekel!!usar uma criança para as "neuras"da avó,é demais!! essa avó tem que ser internada,presa...sei lá! usar uma criança em situação alguma se faz isso.Jamais!! Na minha epoca,se tinha respeito pelo professor.Tudo que ele falava,não se questionava.Não por achar certo ou errado,mas por ter respeito à ele,como educador. Não tira essa queixa da policia MESMO! deixa rolar...até pq essa avó precisa entender que as pessoas merecem respeito e não se ensina a criança mentir.Tenho pena dessa criança,viu?estar sendo educada por essa familia é triste.O que vai se tornar essa criança??ele ainda acredito que se tenha tempo de reparar,porem essa avó interna que é louca!!
    Fica com Deus amore! Confio piamente em vc e ainda um pouco na justiça,principalmente na justiça de Deus. Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Você tem razão, nunca vi tamanha desconsideração com os professores como vejo hoje.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Kekel!! Estou besta com tudo isso!!!
    Amiga, ainda bem que vc não deixa passar em branco essas injustiças!! Fez muito bem indo dar queixa o mais rápido! Continua firme e não se deixe abater de forma alguma. E olha, ORAÇÃO, MUITA ORAÇÃO!!! A inveja é parente do inimigo!! Cruz credo!!

    Um abraço amigo,
    Fatima.

    ResponderExcluir
  10. e isso ai amiga nao deixa pra amanha o que se pode fazer hj....

    ResponderExcluir
  11. Kekel amiga estou pasma com tudo que li, querida não retire a queixa mesmo tenho certeza que vai servir de exemplo pra muitos pais avó enfim responsáveis por alunos, que ponto chegamos de um professor ter que fazer um B.O por estar sendo ameaçada por familiares de akunos, querida se cuide nunca se sabe deste povo o que vão aprontar, se Deus quiser vai ficar tudo bem, Kekel se cuide amiga grande bjo

    ResponderExcluir
  12. aff essa avó ta loka em amiga,
    tou com vc nessa não deixa barato issi ok!!
    abraçooo

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela atitude jamais se deve lutar pelos direitos ja que as pessoas so são cobradas pelo dever!

    ResponderExcluir
  14. É querida, infelizmente isso acontece... e com muita frequência aqui neste País... e onde anda a devida punição!!!!???? Nó somos responsáveis pelos nossos filhos. A escola, professores, e pais juntos funcionam bem melhor!!!! claro que criança mente... mas posso está enganada, neste caso a avó tem um peso muiito, infinitamente maior que a criança!Como psicóloga sei o quanto alguém em que a criança confia profundamente e ama,é induzida... como pais que estupram,elas mentem, por vergonha, amor, culpa, medo...Essa mulher não devia ser chamada de avó... isto não é ser humano não!!!! Continue... não desista!!! Senão isso não vai parar de acontecer neste País, se sempre ficarmos caladas diante das injustiças cometidas! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. AMIGA VC TEM TD RAZÃO VÁ EM FRENTE BEIJOS.

    ResponderExcluir
  16. Aconteceu uma situação parecida em minha escola.Não retire a queixa e vá até ao final.Nós fizemos isso , assim vc esta demonstrando seriedade em sua função exercida por 23 anos.Está certa é nossa função educar não é? então tem 2 pessoas que precisam dessa educação..bjos e muita força...isso mexe muito com a gente...

    ResponderExcluir
  17. Afff Kekel... que coisa mais triste! Triste vermos a que ponto chega a violência nos dias de hoje...Violência sim! Moral, espiritual, que é a pior de todas, porque não é palpável, é sentida no mais íntimo de nós...E ela pode gerar outros tipos de violências tão graves quanto. Vc fez certinho, como sempre. Não pode esmorecer mesmo, pq se calar, ela toma proporções assustadoras, como já vemos em diversas escolas desse país.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Acho que os colegas já falaram tudo, e imagino o tamanho da tua dor, da tua indignação....
    Bem, mas você me permite acreditar que eu ainda tenho a mesma carinha de 18 anos??? kkkkkkkkkkkkkkk
    Não vou cair na real, não..kkkkkkkkkkkkkk
    Beijos, e continue mesmo na luta, inadmissível a atitude dessa avó, e o pior de tudo é fazer com que um inocente tenha atitudes tão baixas. Tenho é pena desse pequeno....

    ResponderExcluir
  19. Nossa Kekel que terror essa avó fez com contigo,uma louca,tem que ir em frente sim,as pessoas acham que podem tudo,isso tem q acabar!!Beijos querida

    ResponderExcluir
  20. Nossa Kekel, que absurdo!
    Essa avó é louca e quer o neto como cúmplice.
    Eu sempre digo e repito: confundem Educação com Conhecimento. Se a Educação não vem de casa não há quem mude.
    Agora somos obrigados a dar Conhecimento e Educar também, senão somos culpados de tudo.
    Não retire a queixa, essa avó precisa pagar pelo mal que fez a você e ao próprio neto.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  21. A falta de educação tem sido um grande problema nos dias atuais, mas, os professores tem de admitir que alguns colegas de profissão fazem a festa, dispersam, confundem e atrapalham, causando maior constrangimento na categoria mais dedicada.
    É um absurdo como pessoas com pouca formação estão nas salas de aula, despreparado, e, assim causam uma confusão na cabeça de um familiar pouca ou quase nada de educação.
    Pondere e tenha certeza de que esta agindo com
    as melhores das intenções.
    Parabéns mestra !

    ResponderExcluir
  22. Kekel minha amiga, meu apoio a ti. Também sou da opinião que você não dever retirar a queixa, porque esse é um dos piores tipos de violência que exitem - a psicológica - ela desestrutura qualquer pessoa na mais sã consciência. Um bjo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Kekel.
    Passei aqui para conhecer seu cantinho e me deparo com este problema que não atinge somente você, mas todos os profissionais de ensino principalmente em escolas públicas.
    Parabéns por colocar um processo nesta criatura, pode ser que assim ela não continue .

    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga, de início ti desejo boa sorte. Trabalho com ônibus e sei o que é lhe dar com pesôas da terceira idade. Primeiro; Entrega nas mãos de Deus e pede a resposta, 2°, acredite no seu profissionalismo, 3° fassa orações para éssa senhora aborrecida com sua presença. 4º não retire a queixa. Acrescente +: Danos morais, calúnia, defamação, injúria. E todos os prejuízos e danos que éssa senhora poderá ti causar. Seja firme, vcs são escravos dessas pestinhas. Tenho filhos menores 16, e Gêmeas de 8 anos. Já gastei ríos de dinheiro com psícólogo e só passei raiva. com uma cambada de prequisoços. Outrossim, não retire aqueixa, vamos encorajar os seus colégas menos corajosos. Bjão amiga, vamos enfrente!!!

    ResponderExcluir
  25. Kekel fiquei super chateado pela situação que teve que passar, saiba que a lei da vida é inexorável, toda ação terá uma reação!
    E tudo que fizerem de mal para você voltará em dobro para o seu algoz.
    Quanto a esta senhora, ela é um monstro, imagine manipular uma criança para ser maldosa e mentirosa, só para prejudicar um desafeto pessoal.
    Isto é muito cruel!
    Kekel não tire a queixa na delegacia, deixa esta "senhora" aprender algo da vida,pois ela deveria ensinar respeito ao seu neto e não o contrario.
    Fique bem minha querida amiga virtual, estarei a meditar e a enviar fortes vibrações positivas para que tal acontecimento não ofusque este ser tão maravilhoso que você é!
    Muito obrigado pela tua constante e relevante presença em meu espaço virtual,te adoro de coração!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  26. Olá amiga, de início ti desejo boa sorte. Trabalho com ônibus e sei o que é lhe dar com pessôas da terceira idade. Primeiro; Entrega nas mãos de Deus e pede a resposta, 2°, acredite no seu profissionalismo, 3° fassa orações para éssa senhora aborrecida com sua presença. 4º não retire a queixa. Acrescente +: Danos morais, calúnia, defamação, injúria. E todos os prejuízos e danos que éssa senhora poderá ti causar. Seja firme, vcs são escravos dessas pestinhas. Tenho filhos menores 16, e Gêmeas de 8 anos. Já gastei ríos de dinheiro com psícólogo e só passei raiva. com uma cambada de prequisoços. Outrossim, não retire aqueixa, vamos encorajar os seus colégas menos corajosos. Bjão amiga, vamos enfrente!!!

    ResponderExcluir
  27. Kekel
    passei aqui porque estou preocupada contigo.
    está melhor?
    se cuida...
    beijos.

    ResponderExcluir
  28. Leve isso adiante mesmo, essa avó precisa aprender e o neto a não mentir, como sei o que é uma criança mentirosa...

    beijooo.

    ResponderExcluir
  29. Kekel, deixa te perguntar algo, a tua escola tem classes de quinto ano????
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  30. Oi Kekel tudo bem?
    Menina, tbém sosu pedadoga e fico a cada dia mais chocada com o tratamento que a sociedade num todo nos dá, com a falta de respeito dos alunos e com a desleixo da família na criação de seus filhos.
    Não tenho tanto tempo como vc, ainda estou no começo, mas rezo para que essas injustiças tenham um fim, que algo seja feito a nosso favor, e não somente contra nós.
    Isso mesmo, continue com a queixa.

    Bjóks e tenha um lindo domingo,

    Vera
    http://belezafina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Kekel
    Por ser profesora, entendo muito bem tua revolta. Fizeste a coisa certa: registraste o caso e não baixaste a cabeça, como querem que façamos. Parece que somente os alunos têm direito a se defender, pois são sempre vítimas quando, na verdade, as vítimas somos nós, na medida em que nos tornamos reféns deles e, às vezes de suas famílias. Temos que dar um basta nisto.
    Boa sorete
    Bom domingo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  32. e amiga infelismente os valores da familia se inverteram querem mostrar poder inves de dedicaçao e respeito tentam de toda forma prvar que estao certos e prejudicam qualquer um que cruzar seu caminho.lute pela verdade e sera vencedora pois a verdade se sobre poe sobre o mal, fica com deus amiga.

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui.
Diga aí para nós: que palavras lhe define?

Obrigadão